pão e circo circo e pão pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo circo e pão pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo
pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo
pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo pão e circo
entendeu?por João Paulo Matos:
Pensei que nunca
descordaria de nada no blog.
Mas o artigo é
limitadíssimo. Alguns brasileiros infelizmente tem a mania de diminuir sua pátria. "Apenas no Brasil há essa política", tenha dó, perto do Tio Sam e a Perfeita União
Européia.
O autor do artigo deveria pelo menos rever alguns termos, que de fato não são
alcansáveis, como diz meu primo,
astudar pelo menos a linguagem (isso, sem trema), dizer que no lugar do Coliseu temos um estádio de futebol, com seus
times milionários? Fiquei procurando um
time milionário brasileiro...
E acompanhar como paralelo a educação com o
panen et circenses, foi engraçado. Quer dizer que só pessoas sem instrução comparecem ao
sambódramo, ou a jogos de futebol?
Se as pessoas começarem a se graduar em n faculdades vão deixar de gostar de futebol/
carnaval?
Não vejo o menor sentido quanto ao circo. Acabaria sim com o Bolsa Família, mas os subsídios governamentais continuariam. Com outro foco e um novo alvo.
Ps: A política não funcionou, a não ser que alguém tenha notícia de um imperador romano que detêm a
Pax Romana nos dias de hoje. Evitar a rebelião da população?
Nero Cláudio Augusto Germânico que o diga, foi o imperador que mais usou de armas e violência para conter as revoltas em várias províncias do império. O pão e circo conteve tanto as revoltas, que metade de Roma foi incendiada.
Portanto não confundamos
assistencialismo e diversão
pseudodemocrática de nossos governos (não só o brasileiro)
com o pão e circo de Imperadores
matricidas.
doce inutensílio:
queremos reflexão , achei que
ninguém entenderia (eureka).
3 comentario in-útil:
Pensei que nunca descordaria de nada no blog.
Mas o artigo é limitadíssimo. Alguns brasileiros infelizmente tem a mania de diminuir sua pátria. "Apenas no Brasil há essa política", tenha dó, perto do Tio Sam e a Perfeita União Européia.
O autor do artigo deveria pelo menos rever alguns termos, que de fato não são alcansáveis, como diz meu primo, astudar pelo menos a linguagem (isso, sem trema), dizer que no lugar do Coliseu temos um estádio de futebol, com seus times milionários? Fiquei procurando um time milionário brasileiro...
E acompanhar como paralelo a educação com o panen et circenses, foi engraçado. Quer dizer que só pessoas sem instrução comparecem ao sambódramo, ou a jogos de futebol?
Se as pessoas começarem a se graduar em n faculdades vão deixar de gostar de futebol/carnaval?
Não vejo o menor sentido quanto ao circo. Acabaria sim com o Bolsa Família, mas os subsídios governamentais continuariam. Com outro foco e um novo alvo.
Ps: A política não funcionou, a não ser que alguém tenha notícia de um imperador romano que detêm a Pax Romana nos dias de hoje. Evitar a rebelião da população?
Nero Cláudio Augusto Germânico que o diga, foi o imperador que mais usou de armas e violência para conter as revoltas em várias províncias do império. O pão e circo conteve tanto as revoltas, que metade de Roma foi incendiada.
Portanto não confundamos assistencialismo e diversão pseudodemocrática de nossos governos (não só o brasileiro)
com o pão e circo de Imperadores matricidas.
Abraço
achei que ninguem descordaria .
estava preocupado(rsrs)
"como diz meu primo"
abraço meu irmão
Gostei muito da idéia do texto. Concordo sim que por trás do Carnaval, paixão pelo futebol e talvez o bolsa família haja sim a procura do efeito pão e circo por parte dos governantes e de nossa elite brasileira.
João, a idéia não é achar um time rico ou dizer que não há pessoas de elite que gostem de futebol... A questão aqui resume-se a apenas uma palavra - ESCOLHA. Poder ESCOLHER a diversão como também ESCOLHER seu próprio futuro como cidadão.
Você já prestou atenção numa foto do galo da Madrugada? Sinônimo de alegria e felicidade? Para mim é um retrato da mais pura miséria e falta de escolhas de um ser humano. - Pessoas mal-tratadas, judiadas pela vida esmagadas, imprensadas e empurradas como um comboio de gado ao som de muito Frevo enquanto alguns poucos assistem essa linda e alegre tragédia dos camorotes.
No Brasil as escolhas são feitas para a grande massa que não tem nem a capacidade (por não ter tido as mesmas oportunidades, principalmente no campo educacional) de perceber estar sendo manipulada e rebelar-se em busca de fazer suas próprias escolhas. Quanto ao pão e circo não ter dado certo na história Romana, torçamos para que seu argumento esteja correto, que nossa realidade REALMENTE não se enquadre no modelo PÃO E CIRCO e que muitas revoltas ocorram.
Que finalmente possamos por fogo nesse modelo de sociedade tá favorável a poucos.
Postar um comentário