Pages

Subscribe:

20 de fevereiro de 2009

Quem é o mestre que faz a grama ficar verde?



Robert Anton Wilson ou RAW (Nova Iorque, 18 de janeiro de 1932 - 11 de janeiro de 2007) foi um escritor, filósofo, psicólogo, futurista, anarquista e pesquisador das teorias de conspiração estadunidense. seu trabalho mais conhecido, The Illuminatus Trilogy (sem publicação em português), em co-autoria com Robert Shea, foi divulgado como “um conto de fadas para paranóicos”, e examinou com bom-humor a paranóia americana sobre conspirações.

em Cosmic Trigger (1977) (no Brasil, O gatilho cósmico – O derradeiro segredo dos Illuminatti), ele examinou o Discordianismo, Sufismo, Futurologia, Zen-budismo, as práticas ocultistas de Aleister Crowley e Georg Ivanovitch Gurdjieff, os Illuminati e a Maçonaria, Yoga, e outras filosofias esotéricas ou contracultura. ele defendeu o modelo de consciência dos oito circuitos de Timothy Leary e a engenharia neurosomatica/lingüística em seu trabalho Prometheus Rising (1983, revisado em 1997) (no Brasil A Ascensão de Prometeus) e Quantum Psychology (1990) (sem publicação em português), livros contendo técnicas praticas para que uma pessoa se liberte de seus túneis de realidade.

em uma entrevista de 2003 à revista High Times, RAW se descreveu como um “Agnóstico Modelo” que ele diz consistir de “nunca olhar para qualquer modelo ou mapa do universo com crença de 100% ou negação de 100%”. Seguindo Korzybski, eu coloco as coisas em probabilidades, não em certezas…” Minha única originalidade reside em aplicar esta atitude zetética fora do âmbito da mais complexa das ciências complexas, a Física, em ciências menos complexas e então nas não-ciências como a Política, Ideologia, vereditos do júri e, é claro, na teoria da conspiração.” Mais simplesmente, ele alega “não acreditar em nada, desde que “crença é a morte do pensamento”. ele tem descrito essa abordagem como “Maybe Logic” (Lógica do Talvez). Wilson escreveu artigos para a revista cyberpunk de vanguarda chamada Mondo 2000.

enquanto ele publicou material principalmente sob o nome Robert Anton Wilson, também usou os codinomes Mordecai Malignatus, Mordecai the Fool (Mordecai o Tolo), Reverendo Loveshade e outros nomes associados com os Illuminati da Bavária, os quais ele supostamente ressuscitou nos anos 60. RAW ocupa o posto de diretor do Comitê para Investigação Surrealista de do Normal (Comittee for Surrealist Investigation of Claims of the Normal - CSICON) e apareceu em eventos de Disinformation (Desinformação).

wiki



1 comentario in-útil:

É! disse...

Está dando um zinabre nesse vídeo. Não dá para assistir.
O p. tusabe onde eu posso baixar a discografia dops Beatles? Abraço